A educação científica nas ciências humanas: experiências do Núcleo de Estudos em História e Memória (NEHM Jr.) do IF Baiano, Campus Catu - BA

Autores

  • Marcelo Souza Oliveira

Resumo

Neste artigo, discuto a minha experiência na orientação de alunos do IF Baiano, uma escola de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no Campus Catu (BA), em pesquisas de Iniciação Científica Júnior que compõem o Núcleo de Estudos em História e Memória (NEHM Jr.). O grupo tem se desenvolvido, a partir da afinidade de discentes para com as ciências humanas. O grupo tem discutido textos periodicamente, além dos textos dos livros didáticos do Ensino Médio. Esses textos são oriundos das pesquisas desenvolvidas pelos próprios alunos sobre a História de Catu e da Bahia dentro de um contexto histórico mais amplo. Os alunos desenvolvem projetos, a partir de determinados problemas, e utilizam fontes coletadas dos arquivos públicos e privados, revisão bibliográfica pertinente e teoria da história, para construir suas reflexões e interpretações do passado. Assim, aplica-se a pesquisa em ciências humanas, como processo educativo, utilizando a função social da ciência, para promover a cidadania e o enlevo intelectual dos alunos, demonstrando que eles podem romper o tabu de que educação científica é apenas feita com ciências exatas ou naturais.

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Como Citar

Oliveira, M. S. (2013). A educação científica nas ciências humanas: experiências do Núcleo de Estudos em História e Memória (NEHM Jr.) do IF Baiano, Campus Catu - BA. Revista Liberato, 13(19), 19–26. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/181