Determinação da atividade antimicrobiana e teor de polifenóis totais de extratos etanólicos de própolis das abelhas sem ferrão Tetragonisca angustula (Jataí) e Scaptotrigona bipunctata (Tubuna)

Autores

  • Ana Luisa Butelli Fianco PUCRS - Porto Alegre
  • Manuel Alves Falcão PUCRS - Porto Alegre
  • Eduardo Cassel UFRJ - Rio de Janeiro
  • Denise Milão UFRGS - Porto Alegre

Resumo

Própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas que coletam metabólicos secundários da flora da região, sua composição química é complexa e variada. Tetragonisca angustula e Scaptotrigona bipunctata são abelhas nativas do Brasil e popularmente conhecidas como “abelhas indígenas sem ferrão”. Este trabalho avaliou a atividade antimicrobiana, a presença de flavonoides e o teor de fenólicos de extratos etanólicos de própolis de duas abelhas sem ferrão, Jataí e Tubuna. As curvas de absorção indicaram presença de flavonoides e fenóis, e os valores de polifenóis totais, expressos em equivalente de ácido gálico e obtidos pelo método adaptado de Folin-Ciocalteu, foram de 5,00% para o extrato da Jataí e 6,06% para o da Tubuna. O extrato da abelha Tubuna apresentou atividade frente aos microrganismos Escherichia coli e Staphylococcus aureus, o que pode ser explicado pelo maior teor de polifenóis que conferem atividades biológicas e terapêuticas à própolis.

Biografia do Autor

Manuel Alves Falcão, PUCRS - Porto Alegre

PUCRS - Porto Alegre

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Fianco, A. L. B., Falcão, M. A., Cassel, E., & Milão, D. (2013). Determinação da atividade antimicrobiana e teor de polifenóis totais de extratos etanólicos de própolis das abelhas sem ferrão Tetragonisca angustula (Jataí) e Scaptotrigona bipunctata (Tubuna). Revista Liberato, 14(21), 21–28. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/195