Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando

Autores

  • Rosa Jussara Bonfim Silva
  • Luiz Síveres

Resumo

Esta pesquisa objetiva desvelar quais saberes, presentes na prática pedagógica, podem favorecer o pleno desenvolvimento do educando. O trabalho faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, na educação básica dos anos iniciais, e a relação entre os saberes docentes e discentes na promoção do pleno desenvolvimento do estudante. O trabalho está ancorado, além das diretrizes legais propostas para a educação, na concepção de Síveres, Morin, Freire, entre outros autores. Como recurso metodológico, utiliza-se a análise de discursos, por meio de entrevistas semiestruturadas, que permite considerar o funcionamento do discurso na produção de sentidos, explicitando os saberes e evidenciando as práticas docentes. O estudo apresenta uma análise dos saberes que, do ponto de vista das educadoras, são relevantes para se construir e qualificar o educando em sua plenitude, contemplando os pilares da educação propostos pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

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Publicado

2014-07-02 — Atualizado em 2022-09-06

Versões

Como Citar

Silva, R. J. B., & Síveres, L. (2022). Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando. Revista Liberato, 15(23), 73–92. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210 (Original work published 2º de julho de 2014)