Avaliação da incorporação de resíduos de palmilha à base de EVA – Poli[(etileno)-co-(acetato de vinila)] – no gesso acartonado

Autores

  • Gabriela Bronca Lopes
  • Vitória Gabriela Berlitz
  • Vitória Müller Gerst
  • Schana Andréia da Silva

Resumo

Com o aumento de resíduos industriais e custos relacionados, são buscadas alternativas de reutilização e reciclagem ao descarte. O EVA – Poli[(etileno)-co-(acetato de vinila)] é largamente utilizado na indústria calçadista, principalmente na produção de palmilhas. Sua reciclagem é um processo oneroso, pois a palmilha é composta por outros materiais, e as formas de reutilização exigem a separação desses. Esse processo diminui o lucro, fazendo as companias optarem por descartá-los em aterros industriais. Dessa forma, porcentagens de incorporação completa do resíduo (10%, 15% e 20% em massa) foram analisadas, em rela- ção ao gesso puro. Para verificar se o gesso acartonado modificado estava adequado, ensaios foram realizados tais como determinação de massa específica, resistência à compressão, isolamento acústico e térmico. A massa específica diminuiu, enquanto a uniformidade das placas permaneceu indiferente à incorporação dos resíduos. Os isolamentos térmico e acústico melhoraram, assim como a resistência à compressão. Foi possível reutilizar completamente o resíduo, ainda apresentando melhoras no gesso acartonado.

Downloads

Publicado

2014-07-03 — Atualizado em 2022-09-06

Versões

Como Citar

Lopes, G. B., Berlitz, V. G., Gerst, V. M., & da Silva, S. A. (2022). Avaliação da incorporação de resíduos de palmilha à base de EVA – Poli[(etileno)-co-(acetato de vinila)] – no gesso acartonado. Revista Liberato, 15(23), 65–72. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/262 (Original work published 3º de julho de 2014)