Memória, aprendizagem, emoções e inteligência
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão sobre memória com conceitos para os seus diferentes tipos e relaciona memória e cognição, mostrando a sua importância no desenvolvimento da aprendizagem e da inteligência. Ao apresentar os diversos tipos de memória, é mostrado como elas estão relacionadas entre si, tanto no processamento do que deve ser armazenado, como no que deve ser descartado, e quais fatores que influenciam esse processamento. Um paralelo é feito entre as influências das emoções na forma como as memórias são adquiridas, armazenadas e resgatadas. É também mostrado como a teoria Cattel-Horn-Carrol das capacidades cognitivas pode ser utilizada para promover o aprimoramento da memória e, consequentemente, a inteligência e os processos de aprendizagem. Discute-se, ainda, a importância de se estimular precocemente habilidades cognitivas da pessoa, começando no nascimento e continuando ao longo de sua vida.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Cessão de Direitos Autorais
, ____ de _____________ de 2021.
Senhora Editora:
Eu/Nós, XXXXX, declaro/ declaramos que o artigo intitulado XXXXXX, submetido à publicação à Revista Liberato é original e de minha/nossa autoria e que as fontes citadas foram explicitadas no corpo do trabalho e nas referências.
Salientamos ainda que seu conteúdo não foi enviado para publicação em outras revistas, seja em formato impresso ou eletrônico, reservados os direitos autorais para a Revista Liberato (Versão Impressa) – ISSN 1518-8043 e Revista Liberato (Versão Online) – ISSN 2178-8820.
Com esta declaração, concedo/cedemos todos os direitos de divulgação do texto - por mídia impressa, eletrônica ou outra qualquer - à Revista Liberato e à Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
Certificando minha/nossa responsabilidade pelo conteúdo apresentado, subscrevo-me/nos atenciosamente.
Nome (s) do Autor (s) Assinatura