Memória, aprendizagem, emoções e inteligência

Autores

  • Aline Batista de Sousa
  • Tania Denise Miskinis Salgado

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sobre memória com conceitos para os seus diferentes tipos e relaciona memória e cognição, mostrando a sua importância no desenvolvimento da aprendizagem e da inteligência. Ao apresentar os diversos tipos de memória, é mostrado como elas estão relacionadas entre si, tanto no processamento do que deve ser armazenado, como no que deve ser descartado, e quais fatores que influenciam esse processamento. Um paralelo é feito entre as influências das emoções na forma como as memórias são adquiridas, armazenadas e resgatadas. É também mostrado como a teoria Cattel-Horn-Carrol das capacidades cognitivas pode ser utilizada para promover o aprimoramento da memória e, consequentemente, a inteligência e os processos de aprendizagem. Discute-se, ainda, a importância de se estimular precocemente habilidades cognitivas da pessoa, começando no nascimento e continuando ao longo de sua vida.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Sousa, A. B. de, & Salgado, T. D. M. (2015). Memória, aprendizagem, emoções e inteligência. Revista Liberato, 16(26), 141–152. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/363