O estudo de estruturas hiperestáticas à luz da teoria da Aprendizagem Significativa

Autores

  • Luciano Andreatta-da-Costa
  • Fabiano da Silva Ramiro

Resumo

Este artigo analisa o impacto da utilização de um software educativo para  disciplina chamada estruturas hiperestáticas,  no âmbito da teoria da Aprendizagem Significativa (AS). Assim, por meio de um Estudo de Caso, onde foi utilizado o software educacional Ftool, procurou-se analisar como o uso dessa ferramenta pode ser útil para integrar a estrutura cognitiva existente, com novos conhecimentos, no âmbito da disciplina mencionada, uma importante disciplina da Engenharia. A partir de um questionário de perguntas abertas, aplicado após o Estudo de Caso, e a análise dos mapas conceituais construídos pelos estudantes, observou-se que o software foi útil para permitir que a atividade fosse realizada no formato proposto. No entanto, o ganho epistemológico mais significativo ocorreu, a partir da construção dos mapas conceituais. Essa estrutura permitiu que os estudantes se apropriassem dos principais subsunçores, que foram usados para resolver a tarefa, contribuindo para uma organização sistemática na realização do método de resolução proposto.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

Andreatta-da-Costa, L., & Ramiro, F. da S. (2017). O estudo de estruturas hiperestáticas à luz da teoria da Aprendizagem Significativa. Revista Liberato, 18(29), 29–44. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/527