A construção de sentido de um enunciado pela Teoria da Relevância: uma abordagem do significado na interface semântico/pragmática

Autores

  • Elizabete Kuczynski Nunes

Resumo

A Teoria da Relevância (TR) de Sperber e Wilson é um modelo complexo de comunicação e cognição. O presente artigo tem três objetivos centrais: apresentar, historicamente, alguns pressupostos importantes que servem de base para a construção de sentido na TR; refletir sobre o fenômeno acerca do significado e sua contextualização na interface semântico/pragmática, bem como apresentar os princípios básicos da TR; e, por último, demonstrar a potencialidade da TR como um modelo ostensivo-inferencial apropriado na construção de sentido de um texto com letras e números que foi publicado em zh.clicrbs.com.br (website de um jornal local), à medida que se ilustra o funcionamento do mecanismo dedutivo humano de dois tipos diferentes de leitores. Dessa forma, pela leitura e compreensão do enunciado, apresentamse suposições e inferências resultantes das entradas enciclopédicas (formação de hipóteses), da dedução (confirmação ou rejeição das hipóteses) e dos conceitos (informações novas e antigas) presentes no ambiente cognitivo.

Downloads

Publicado

2018-08-28 — Atualizado em 2022-08-30

Versões

Como Citar

Nunes, E. K. (2022). A construção de sentido de um enunciado pela Teoria da Relevância: uma abordagem do significado na interface semântico/pragmática. Revista Liberato, 13(20), 27–42. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/544 (Original work published 28º de agosto de 2018)