Sentidos construídos acerca do contexto próximo a partir de uma experiência de educação em língua estrangeira em um ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Andréa Maria Escobar
  • Dinorá M. de Fraga

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os sentidos construídos pelos alunos e professores ao utilizarem ambientes virtuais em modalidades de Educação on-line. As teorias Sociocultural de Vygotsky e Dialógica de Bakhtin foram o principal referencial teórico. Uma prática educacional de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, através do ambiente TelEduc, sustentou a construção dos registros pelos participantes da pesquisa que envolveu documentos escritos e entrevistas semi-estruturadas. Nos registros, os sujeitos estabelecem sentidos que ora se alinham, ora se contradizem, mas que apontam para a construção do significado relativo aos ambientes virtuais como espaços que podem potencializar interações e aprendizagens através de uma nova configuração de tempo e de lugar.

Downloads

Como Citar

Escobar, A. M., & de Fraga, D. M. (2013). Sentidos construídos acerca do contexto próximo a partir de uma experiência de educação em língua estrangeira em um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Liberato, 8(9), 45–50. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/110

Edição

Seção

Artigos