Avaliação de desempenho energético em uma instituição de ensino

Autores

  • Valdirene Verdum
  • Miguel Afonso Sellitto

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso da utilização de um método de avaliação através de indicadores energéticos como ferramenta analítica para a proposição de políticas energéticas para uma instituição de ensino – a Fundação Liberato, localizada no Vale do Rio do Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre - RS. A modelagem para avaliação do desempenho energético fundamenta-se nos conceitos relacionados à moderna administração e à engenharia de sistemas, especialmente através das normas da série ISO 14000 para a proteção do meio ambiente. São abordados métodos como o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), o Ecoblock e o julgamento por escala categórico. A metodologia descreve o protocolo de procedimentos junto aos gestores da instituição, a formulação de construtos e indicadores, a aplicação de questionário para o julgamento categórico e a apresentação de resultados. Na análise dos resultados, são sugeridos planos de ação para a política energética.

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Como Citar

Verdum, V., & Sellitto, M. A. (2013). Avaliação de desempenho energético em uma instituição de ensino. Revista Liberato, 10(13), 15–34. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/132