PROEJA: recortes de uma realidade educacional

Autores

  • Mack Leo Pedroso

Resumo

O atual quadro da educação brasileira tem apresentado diversos enfoques que objetivam qualifi car a forma de construção dos saberes escolares e também oportunizar uma maior inserção das pessoas no mundo do trabalho. Considerando tais premissas, o Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem sido objeto de estudos que procuram analisar e estruturar ações na tentativa de dar conta dessa modalidade de ensino, que ainda se mostra em fase de consolidação. Tomando como referência este quadro, é intenção deste trabalho contribuir com refl exões, a partir de alguns recortes da realidade apresentada no Curso Técnico de Nível Médio em Processos Administrativos, na modalidade EJA, implantado no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Este artigo foi estruturado através de breves enfoques que registram a inserção da proposta de ensino na instituição, considerando a caracterização e perspectivas dos alunos, a evasão escolar, os desafi os pedagógicoinstitucionais e a percepção das competências desta modalidade de ensino. As considerações apresentadas apontam que a formação de jovens e adultos é um processo que ainda apresenta muitas indagações quanto a sua consolidação. É necessário analisar e refl etir sobre os fatores e características presentes nesse processo ensino e aprendizagem, com vista a uma educação integrada à formação profi ssional que permita ao sujeito compreender o mundo e nele atuar almejando a melhoria das próprias condições de vida e possibilitando a sua inserção social.

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Como Citar

Pedroso, M. L. (2013). PROEJA: recortes de uma realidade educacional. Revista Liberato, 11(16), 127–134. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158