Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD

Autores

  • Carlos Eduardo Appollo Unterleider
  • Fabiana Jung Noel
  • Carlos Fernando Jung
  • Carla S. ten Caten

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didáticopedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo.

Downloads

Como Citar

Unterleider, C. E. A., Noel, F. J., Jung, C. F., & Caten, C. S. ten. (2013). Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD. Revista Liberato, 11(16), 169–178. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/162