Educação musical, projeto político pedagógico e construção democrática: possibilidades da música na Educação Básica

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel

Resumo

O presente texto trata das possibilidades da música na Educação Básica. A fundamentação da abordagem apresenta um breve histórico sobre a música na Educação Básica brasileira, enfocando os debates em torno da educação musical no Brasil e o crescente interesse pelos estudos sobre os espaços ocupados pela música nos ambientes escolares. Enfoca, particularmente, os espaços curriculares e os extracurriculares da escola, através de investigações empreendidas ao longo dos últimos anos. Apresenta, também, a discussão relativa à escassez de professores formados em música e a ocupação dos mesmos em espaços da Educação Básica. Através da discussão relativa ao projeto político pedagógico e à gestão educacional, o texto menciona a Lei nº 11.769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica, como perspectivas de potencialização do ambiente escolar e, por conseguinte, da música na Educação Básica.

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Como Citar

Wolffenbüttel, C. R. (2013). Educação musical, projeto político pedagógico e construção democrática: possibilidades da música na Educação Básica. Revista Liberato, 12(17), 17–28. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/165