ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER

Autores

  • Regina Leitão Ungaretti

Resumo

No processo de formação escolar, o trabalho tem sido considerado como algo distante e incerto para o aluno. O Ensino Técnico, por sua vez, ainda é visto como forma de atender à parcela da população a qual não tem maiores expectativas de uma formação que a habilite a estar inserida na categoria dos “pensantes” e, portanto, inapta a acessar uma melhoria em suas condições financeiras por meio do trabalho. Este estudo partiu do processo de interação escola-aluno-empresa, enfocando a situação estágio, na busca de respostas à real situação do ensino técnico: a quem serve, que interesses estão envolvidos, de que forma é feito, quais são os resultados. A investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa de natureza dialética, utilizando a estratégia construída por Frigotto (1991), associada à análise de conteúdos proposta por Pagès, Bonetti, Gaulejac e Descendre (1993), a partir de entrevistas semiestruturadas com alunos-estagiários e professores do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS, bem como os supervisores de estágio das empresas que receberam os alunos entrevistados como estagiários.

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Como Citar

Ungaretti, R. L. (2013). ENSINO TÉCNICO - UMA INCOMPLETUDE CAPAZ DE RECONCILIAR O INSEPARÁVEL: FAZER E SER. Revista Liberato, 1(1). Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/191

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Artigos