SILENCIAMENTOS NO DISCURSO PEDAGÓGICO: INTERFERINDO NO CURRÍCULO?

Autores

  • Rogéria Silveira Pacheco

Resumo

O presente estudo, intitulado “Silenciamentos no Discurso Pedagógico: Interferindo no Currículo?”, procurou desenvolver algo que fosse fruto da prática profissional da pesquisadora. Dessa forma, foi levado em conta o fato dela trabalhar numa escola técnica há mais de oito anos e lecionar Língua Portuguesa, Literatura e Redação para alunos do 2o ano do 2o grau do Curso Técnico em Eletrônica. E perceber que eles, ao falarem dos professores e da escola, assumem uma posição e pontuam silenciamentos em seus discursos. Então, partiu para esta pesquisa com a seguinte questão norteadora - Se há silenciamentos no discurso escolar, como problematizálos? Como fundamentação para este trabalho, trilhou os caminhos dos campos teóricos do discurso, tomando como referência em M. Pêcheux, a análise de discurso de linha francesa; do silêncio, em Eni P. Orlandi, as formas do silêncio e do currículo, apoiando-se em Tomaz Tadeu da Silva e outros que compõem o grupo da linha crítica da educação...

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Como Citar

Pacheco, R. S. (2013). SILENCIAMENTOS NO DISCURSO PEDAGÓGICO: INTERFERINDO NO CURRÍCULO?. Revista Liberato, 1(1). Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/192

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Artigos