Fatores que influenciam o desempenho escolar: a percepção dos estudantes do curso Técnico em Contabilidade do IFRS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre

Autores

  • Carmem Haab Lutte Cavalcante IFRS - Porto Alegre
  • Pedro Aureliano dos Santos Junior IFRS - Porto Alegre

Resumo

Existem vários fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes e esses fatores podem ser internos ou externos ao funcionamento da escola. Este estudo objetiva identificar os fatores que influenciam o desempenho dos alunos do curso Técnico em Contabilidade do IFRS, Campus Porto Alegre, RS, Brasil. Uma pesquisa descritiva foi realizada através de questionários endereçados aos estudantes do curso. A coleta de dados ocorreu em 2011 com uma amostra de 56 alunos pertencentes aos três semestres do curso. Os resultados demonstram que o professor é o principal fator de desempenho satisfatório, quando é conhecedor do assunto e explica o conteúdo apropriadamente. No desempenho insatisfatório, o professor também é o principal fator, quando há problemas com a explicação do conteúdo, provas aplicadas e de relacionamento entre alunos e professor. Existem outros fatores que estão relacionados ao estudante como, por exemplo, a realização das atividades solicitadas. A pesquisa demonstra que os fatores mais relevantes estão relacionados com os professores.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Cavalcante, C. H. L., & Junior, P. A. dos S. (2013). Fatores que influenciam o desempenho escolar: a percepção dos estudantes do curso Técnico em Contabilidade do IFRS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Revista Liberato, 14(21), 29–50. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/196