Análise das 7 perdas de Shingo em ambientes de aprendizagem

Autores

  • Luciane Taís Führ
  • Fabiano Basso
  • Sandro Luís Arenhardt
  • Tiele Bandeira de Freitas
  • Alessandro Soares
  • Vinícius Martins

Resumo

Escolas técnicas possuem sistemas dinâmicos que proporcionam o contato máximo do aluno com a tecnologia. Atividades que não são ligadas a essa interação e tempo ocioso de alunos significam perdas nos processos de ensino-aprendizagem. O Sistema Toyota de Produção (STP), por sua vez, é uma filosofia de engenharia de produção que preconiza a minimização de perdas. O objetivo deste trabalho é avaliar e minimizar as perdas em um processo de ensino-aprendizado numa escola técnica, utilizando os conceitos das 7 perdas de Shingo, dentro do STP. Através da realização de diagnóstico para o levantamento e mensuração das perdas, ações foram propostas no sentido de minimizá–las. Quatro perdas foram identificadas. Com ações simples de alteração de layout, melhorias significativas foram obtidas nas perdas relativas à espera, movimentação e transporte.

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

Führ, L. T., Basso, F., Arenhardt, S. L., de Freitas, T. B., Soares, A., & Martins, V. (2013). Análise das 7 perdas de Shingo em ambientes de aprendizagem. Revista Liberato, 14(22), 199–212. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/228