Sociedade moderna e tecnologias na educação: reflexões e perspectivas sobre a realidade no Brasil

Autores

  • Werlayne Stuart Soares Leite

Resumo

Este artigo é uma meta-análise discursiva de caráter crítico-reflexivo que aborda a importância das novas tecnologias na sociedade moderna e a inserção dessas tecnologias no sistema educacional, bem como apresenta um panorama sobre a realidade desse fenômeno na educação brasileira. A inserção das TICs no sistema educacional pode ser, dependendo da forma como seja utilizada, uma importante ferramenta para melhorar o processo de ensino aprendizagem. As TICs podem ser aliadas extremamente importantes, justamente porque demandam novas formas de interpretar e representar o conhecimento.Mas, para que as tecnologias sejam utilizadas de forma positiva, o professorprecisa conhecer, com propriedade, tanto o conteúdo quanto a ferramenta tecnológica em si. Entretanto, de acordo com dados de pesquisa, a inserção das TICs na educação brasileira não faz, de fato, parte da prática docente e ainda caminha a passos lentos. Assim, existem muitas coisas que ainda devem ser feitas para que essas tecnologias possam ser inseridas de forma eficaz.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Leite, W. S. S. (2014). Sociedade moderna e tecnologias na educação: reflexões e perspectivas sobre a realidade no Brasil. Revista Liberato, 15(24), 111–124. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/314