A influência do processo atencional nas funções executivas para a aprendizagem - uma revisão sistemática, à luz das Neurociências

Autores

  • Elizabete Kuczynski Nunes

Resumo

O objetivo deste artigo foi pesquisar, à luz das Neurociências, o papel dos processos atencionais nas funções executivas (FEs), relacionando-os a achados neuroanatômicos. Posteriormente, foi verificada em que medida a atenção influencia as FEs, em situações de aprendizagem. Para tanto, com base no Método Prisma, uma revisão sistemática foi realizada, e noventa e seis (96) artigos foram encontrados, a partir das palavras-chave: atenção, atenção seletiva, atenção sustentada, funções executivas, memória de trabalho, flexibilidade congnitiva, controle inibitório, inibição, aprendizagem e desempenho escolar. No total, treze (13) artigos foram escolhidos pelos critérios de inclusão: humanos saudáveis, publicações entre 2013 e 2017, publicações somente em inglês (Pubmed) e revisões sistemáticas, meta-análises e ensaio clínico randomizado. Dos artigos pesquisados, concluiu-se que à medida que os sistemas neurocognitivos amadurecem, há o amadurecimento gradual das FEs (controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva), e a atenção subjaz a todo esse processo cognitivo. A relação entre córtex cerebral, estruturas encefálicas e funções cognitivas é essencial para a aprendizagem.

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

Nunes, E. K. (2018). A influência do processo atencional nas funções executivas para a aprendizagem - uma revisão sistemática, à luz das Neurociências. Revista Liberato, 19(31), 7–22. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/508