Interação entre os professores de sala de aula comum e o profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) numa escola estadual

Marlene de Fátima Müller, André Luís Viegas

Resumo


O presente artigo tem por finalidade investigar como a interação entre o profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e outros colegas ocorre. Ele é responsável pela sala de recursos multifuncionais e interage com professores de sala de aula comum de ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Sapiranga (RS). Uma análise qualitativa de enfoque exploratório foi realizada, a partir de questionário respondido por treze (13) professores regentes dos alunos com deficiência. Constatou-se que parte dos professores, em especial dos anos iniciais, entende que há interação com o professor da sala de recursos multifuncionais. Um outro grupo salienta as dificuldades nesta interação, como a ausência de monitores em sala de aula, a exigência de laudo para atendimento e o pouco tempo de permanência na escola. Com base nos resultados obtidos, é possível afirmar que a interação dos professores de sala de aula comum com o AEE ainda é parcial na escola investigada.


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