Análise de desempenho e emissões de um motor de ignição por compressão bicombustível diesel/gás natural

Joanir Pletsch, Josimar Souza Rosa, Carlos Roberto Altafini

Resumo


O motor diesel é considerado poluente por suas elevadas emissões de NOx e particulados que causam problemas à saúde humana e ao meio ambiente. O óleo diesel é a fonte energética mais utilizada no Brasil, portanto o uso de combustíveis alternativos contribui para reduzir a dependência dessa fonte. Nesse contexto, este estudo avaliou o desempenho e emissões gasosas de um motor de combustão interna, ciclo Diesel, operando em modo bicombustível, com diesel e gás natural, usando uma válvula borboleta instalada na admissão, para restringir a tomada de ar. Foram aplicadas quatro (4) vazões de gás natural, combinadas com diesel, e três diferentes posições da borboleta: 100%, 67% e 44% aberta. O motor apresentou desempenho satisfatório, em relação à eficiência térmica e, em alguns casos, com valores maiores do que nas condições originais de funcionamento. Também houve redução da opacidade da fumaça, das emissões de NOx, e aumento das emissões de CO.


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