DESENVOLVIMENTO AERODINÂMICO DE UM VEÍCULO CONCEITO

Autores

  • Eduardo Pedro Eidt
  • Gilnei Carvalho Ocácia

Resumo

Este trabalho trata do emprego de modelos reduzidos para a obtenção de valores de coeficientes de arraste, aplicados a veículos conceitos, desenvolvidos a partir de perfis de aerofólios, com as devidas adaptações, através de medições em túnel de vento. Neste estudo, busca-se a obtenção de um baixo coeficiente de arraste, consideradas as especificações referentes ao alojamento do piloto, ergonomia e disposição dos elementos necessários a propulsão. O principal resultado obtido, a partir da utilização de um perfil NACA 2-006, foi que existe uma boa correlação entre a força de arraste atuante sobre o perfil e a força de arraste, para a mesma velocidade, sobre um corpo de revolução produzido com a mesma largura do veículo. Esta correlação também acontece quando se coloca uma cápsula sobre o sólido de revolução, tendo sido obtida uma relação entre os coeficientes de arraste desta configuração e de um aerofólio, de mesma espessura, igual a 2.

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Como Citar

Eidt, E. P., & Ocácia, G. C. (2013). DESENVOLVIMENTO AERODINÂMICO DE UM VEÍCULO CONCEITO. Revista Liberato, 7(8). Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/91

Edição

Seção

Artigos