Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico

Autores

  • Edi Terezinha de Oliveira Grings
  • Concesa Caballero
  • Marco Antonio Moreira

Resumo

Este trabalho resume uma pesquisa que teve por objetivos detectar o nível de conceitualização atribuído pelos estudantes a conceitos básicos da Termodinâmica (temperatura, calor, energia interna, trabalho e entropia) e inferir possíveis indicadores de invariantes operatórios. Foram pesquisados 99 estudantes do ensino médio e técnico da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo, Brasil, através de um questionário. Também foram entrevistados quatro estudantes para verificar se os indicadores de invariantes operatórios anteriormente identificados persistiam. Utilizou-se, como aporte teórico, as teorias da aprendizagem significativa de Ausubel, dos campos conceituais de Vergnaud e da mediação de Vygotsky. Concluiu-se que os significados atribuídos pelos estudantes aos conceitos da Termodinâmica apresentam muitas concepções alternativas, inferiu-se também sobre a presença de invariantes operatórios que se apresentaram como obstáculo, quando os estudantes foram expostos a situações-problema. Constatou-se que os estudantes nessas situações evidenciam avanços e retrocessos no campo conceitual da Termodinâmica.

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Como Citar

Grings, E. T. de O., Caballero, C., & Moreira, M. A. (2013). Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico. Revista Liberato, 8(10), 07–12. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/94

Edição

Seção

Artigos