A INTERPRETAÇÃO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA, NO DIZER DOS ALUNOS: RESSONÂNCIAS DO SENTIDO DE "DIFICULDADE"

Autores

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Resumo

Um dos grandes problemas educacionais da atualidade é o fracasso escolar, ocasionado pelo desempenho insatisfatório do estudante em algumas áreas do conhecimento que resulta na repetência do aluno na série e muitas vezes por conseqüência, na sua evasão da escola. O aluno sentindo-se fracassado e impedido de seguir adiante os seus estudos, já que ser reprovado significa, no próprio dicionário, não ser aprovado por "falta de preparo ou capacidade", prefere abandonar a escola do que, quem sabe, atestar novamente esta incapacidade no ano letivo seguinte. Valendo-se da tríade "ler, escrever e contar", a Matemática ocupa o lugar das disciplinas que mais reprova o aluno na escola. A justificativa que a comunidade escolar dá a esta "incapacidade" do aluno com esta área do conhecimento é que "Matemática é difícil" e o senso comum confere-lhe o aval. Como Matemática é considerada útil, o aluno não pode passar para a série seguinte sem atestar seu conhecimento na disciplina e desta forma aceita-se inclusive que o aluno seja reprovado apenas em Matemática, nem que seja por décimos para atingir a média instituída pela escola onde estuda...

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Como Citar

da Silveira, M. R. A. (2013). A INTERPRETAÇÃO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA, NO DIZER DOS ALUNOS: RESSONÂNCIAS DO SENTIDO DE "DIFICULDADE". Revista Liberato, 1(1). Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/10

Edição

Seção

Artigos