Relato de uma tese tratando da Educação a Distância na Engenharia

Autores

  • Luciano Andreatta Carvalho da Costa

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa interdisciplinar realizada junto ao programa de pós-graduação em Engenharia Civil da UFRGS, onde se propõe um sistema de avaliação da aprendizagem para a internet chamado GPAREDE – Gerador Parametrizado de Avaliações para a internet (CARVALHO-DA-COSTA, 2000), que permite também o desenvolvimento de portfólios, a visualização dos resultados das provas, o retorno do professor e a reflexão dos estudantes. O referencial teórico baseia-se em princípios construtivistas: participação ativa dos estudantes, auto-avaliação, aprendendo a aprender e promoção de estratégias que levem em consideração o conhecimento prévio do aluno. Utilizam-se páginas web dinâmicas que acessam o banco de dados editado no Microsoft Access. O ambiente virtual de avaliação da aprendizagem foi testado com alunos de cursos de engenharia e arquitetura em um curso de extensão, principalmente no sentido de verificar a funcionalidade das ferramentas desenvolvidas.

Downloads

Como Citar

da Costa, L. A. C. (2013). Relato de uma tese tratando da Educação a Distância na Engenharia. Revista Liberato, 9(11), 61–66. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/118

Edição

Seção

Artigos