Relato de uma tese tratando da Educação a Distância na Engenharia
Resumo
Este artigo relata uma pesquisa interdisciplinar realizada junto ao programa de pós-graduação em Engenharia Civil da UFRGS, onde se propõe um sistema de avaliação da aprendizagem para a internet chamado GPAREDE – Gerador Parametrizado de Avaliações para a internet (CARVALHO-DA-COSTA, 2000), que permite também o desenvolvimento de portfólios, a visualização dos resultados das provas, o retorno do professor e a reflexão dos estudantes. O referencial teórico baseia-se em princípios construtivistas: participação ativa dos estudantes, auto-avaliação, aprendendo a aprender e promoção de estratégias que levem em consideração o conhecimento prévio do aluno. Utilizam-se páginas web dinâmicas que acessam o banco de dados editado no Microsoft Access. O ambiente virtual de avaliação da aprendizagem foi testado com alunos de cursos de engenharia e arquitetura em um curso de extensão, principalmente no sentido de verificar a funcionalidade das ferramentas desenvolvidas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Cessão de Direitos Autorais
, ____ de _____________ de 2021.
Senhora Editora:
Eu/Nós, XXXXX, declaro/ declaramos que o artigo intitulado XXXXXX, submetido à publicação à Revista Liberato é original e de minha/nossa autoria e que as fontes citadas foram explicitadas no corpo do trabalho e nas referências.
Salientamos ainda que seu conteúdo não foi enviado para publicação em outras revistas, seja em formato impresso ou eletrônico, reservados os direitos autorais para a Revista Liberato (Versão Impressa) – ISSN 1518-8043 e Revista Liberato (Versão Online) – ISSN 2178-8820.
Com esta declaração, concedo/cedemos todos os direitos de divulgação do texto - por mídia impressa, eletrônica ou outra qualquer - à Revista Liberato e à Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
Certificando minha/nossa responsabilidade pelo conteúdo apresentado, subscrevo-me/nos atenciosamente.
Nome (s) do Autor (s) Assinatura