Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais

Autores

  • Marlon Luis Lucchini

Resumo

O presente estudo teve como objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, RS. Foram objetos de estudo o trabalho desenvolvida por cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos.

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Como Citar

Lucchini, M. L. (2013). Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais. Revista Liberato, 11(15), 61–70. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/153