Os professores da Educação Profissional: sujeitos (re)inventados pela docência
Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar os processos de construção da identidade docente em professores da educação profi ssional. Trata-se de investigação de cunho qualitativo realizada com professores que atuam em cursos técnicos e desempenham outras ações profi ssionais paralelas à docência. Os dados foram recolhidos em entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio da análise de conteúdo. O estudo apontou que os professores da educação profi ssional continuam a ser recrutados no mundo do trabalho e iniciam na docência sem formação pedagógica e que, embora prevista em lei, a formação em serviço não acontece ou não contribui para o processo de formação da identidade docente. Mesmo assim, é possível afi rmar que esses professores constroem para si uma identidade profi ssional/pessoal/docente a partir da ressignifi cação das vivências da escola e do mundo do trabalho.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Cessão de Direitos Autorais
, ____ de _____________ de 2021.
Senhora Editora:
Eu/Nós, XXXXX, declaro/ declaramos que o artigo intitulado XXXXXX, submetido à publicação à Revista Liberato é original e de minha/nossa autoria e que as fontes citadas foram explicitadas no corpo do trabalho e nas referências.
Salientamos ainda que seu conteúdo não foi enviado para publicação em outras revistas, seja em formato impresso ou eletrônico, reservados os direitos autorais para a Revista Liberato (Versão Impressa) – ISSN 1518-8043 e Revista Liberato (Versão Online) – ISSN 2178-8820.
Com esta declaração, concedo/cedemos todos os direitos de divulgação do texto - por mídia impressa, eletrônica ou outra qualquer - à Revista Liberato e à Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
Certificando minha/nossa responsabilidade pelo conteúdo apresentado, subscrevo-me/nos atenciosamente.
Nome (s) do Autor (s) Assinatura