Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte

Autores

  • Carlos Eduardo Presa D'Avila
  • Luiz Carlos Gertz
  • Marília Amaral da Silveira
  • André Cervieri

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo de um motor elétrico, empregado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte. O objetivo foi o de selecionar um motor que possuísse características de operação adequadas para acionar o carro elétrico, dentro de uma faixa de velocidade de 12 a 20 km/h. Testes foram realizados no carro elétrico com o objetivo de caracterizar seu comportamento dinâmico. Os resultados dos testes possibilitaram selecionar um motor CC (Corrente Contínua) sem escovas de 12 V e 5,91 A com eficiência máxima de 77%. Um estudo teórico foi desenvolvido, para determinar a melhor relação de transmissão de movimento do motor para o carro. Assim, foi possível determinar as condições de operação do motor nas quais o mesmo desenvolveu seu melhor rendimento, quando era acionado o carro elétrico. O valor da relação de velocidade do motor para o carro resultou em 64:1. O estudo demonstrou que, para operar com uma velocidade de 20 km/h, o carro requer uma potência de 58 W do motor elétrico.

Downloads

Como Citar

D’Avila, C. E. P., Gertz, L. C., da Silveira, M. A., & Cervieri, A. (2013). Estudo de um motor CC brushless aplicado no acionamento de um carro elétrico de pequeno porte. Revista Liberato, 12(18), 159–168. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/177