Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica

Autores

  • Marta Sorelia Felix de Castro

Resumo

Este artigo consiste em uma investigação acerca do desenvolvimento da criatividade no ensino superior. Vale salientar a importância da temática no contexto educacional, visto que a criatividade é tida, hoje, como o capital criativo do novo milênio e relaciona-se com as demandas recentes da humanidade. Pesquisas de cunho qualiquantitativo foram realizadas, mediante revisão documental seguidas por emprego de questionário junto ao corpo docente e discente  do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC); além da realização de entrevistas com  gestores dos cursos de graduação que formaram a amostra desta pesquisa. Os resultados  deste estudo apontaram para os desafios mais recorrentes desse contexto, os quais dizem respeito à formação dos professores, ao tempo destinado à experimentação nas práticas de sala de aula, ao acompanhamento individual dos projetos e à falta de ambientes e materiais adequados às práticas criativas.

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Publicado

2015-12-18

Como Citar

Castro, M. S. F. de. (2015). Desenvolvimento da criatividade no ensino superior: percepções da criatividade docente e discente na formação acadêmica. Revista Liberato, 16(26), 107–122. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/361