A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química

Autores

  • Gabriela Pereira da Silva Maciel
  • Tania Denise Miskinis Salgado

Resumo

Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, uma pesquisa Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.

Downloads

Publicado

2017-06-22

Como Citar

Maciel, G. P. da S., & Salgado, T. D. M. (2017). A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química. Revista Liberato, 18(29), 45–64. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528