O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal

Autores

  • Isabel Vilas Boas Carneiro
  • Ivone Neves
  • Gabriela de Pina Trevisan

Resumo

Esta investigação é parte do estágio profissionalizante do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia no 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. O trabalho tem como propósito abordar a relação existente entre o contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas mobilizadas pelos professores, bem como analisar de que modo a formação de professores permite o desenvolvimento de um perfil docente capaz de promover a educação intercultural. Para tal, metodologia mista foi contemplada como a mais indicada para recolher, analisar e apresentar os dados empíricos essenciais e, desse modo, aprofundar os objetivos estabelecidos e delinear algumas respostas aos dilemas subjacentes à temática. Os resultados obtidos permitem constatar a dificuldade que as professoras sentem em adaptar os conteúdos programáticos e as metas de aprendizagem aos interesses dos diferentes alunos e turmas. Ambas as professoras consideram importante estabelecer uma relação estreita entre a escola e o contexto dos alunos, porém argumentam que os programas disciplinares em Portugal são extensos, têm demasiado números de alunos por turma, e o tempo disponível não é suficiente para realizarem um trabalho mais individualizado.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Carneiro, I. V. B., Neves, I., & Trevisan, G. de P. (2019). O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal. Revista Liberato, 20(33), 7–16. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/584