Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso

Autores

  • Carla Martins
  • Ivone Neves

Resumo

O presente trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, que foi realizado na Escola Superior de Educação Paula Frassineti (Porto). Essa pesquisa tem como objetivo perceber de que modo as crianças desenvolvem as suas capacidades, através das brincadeiras no espaço ao ar livre, bem como compreender de que forma os educadores privilegiam situações e experiências com a natureza, permitindo a exploração livre e conduzida, para promover o desenvolvimento das crianças em vários níveis. O presente estudo é sobre o brincar ao ar livre no jardim de infância, caracterizando-se como uma investigação-ação. Dessa forma, as entrevistas com os educadores de infância, a discussão focada nas crianças, e os registos de observação foram coletados de modo a dar resposta ao estudo. Os dados evidenciam que os profissionais da educação promovem momentos de brincadeira ao ar livre, como um meio essencial de aprendizagem. Da mesma forma, as crianças avaliam brincar ao ar livre como momentos de satisfação, liberdade e partilha.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Martins, C., & Neves, I. (2020). Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso. Revista Liberato, 21(36), 121–130. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/662