Efeito da soldagem nas propriedades mecânicas e metalúrgicas do aço API 5L X65

Autores

Resumo

Este estudo avaliou as propriedades mecânicas e metalúrgicas de uma junta de topo soldada em tubulação de aço API 5L X65, aço microligado, amplamente utilizado na indústria offshore. O procedimento inicia com o revestimento (cladding) da região a ser soldada e vizinhança com metal de adição, através do processo de soldagem TIG que também é utilizado nos diferentes passes de raiz. O revestimento da junta soldada foi realizado pelo processo SMAW. Esses procedimentos de soldagem foram avaliados com a utilização de corpos de prova, submetidos a ensaios mecânicos e metalúrgicos requeridos por normas aplicáveis à indústria offshore. Adicionalmente, foram realizados ensaios complementares, relacionados ao tamanho de grão austenítico na Zona Termicamente Afetada (ZTA) e Zona de Fusão (ZF). Concluiu-se que o procedimento de soldagem utilizado pode ser largamente aplicado na indústria, sem comprometimento significativo do metal base, ZTA e ZF, minimizando a necessidade de tratamentos térmicos posteriores.

Biografia do Autor

Rodrigo Fadrique, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Engenheiro mecânico pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Jorge Luis Braz Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Ciência e Tecnologia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. Professor na FURG. ORCID: 

Luciano Volcanoglo Biehl, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Ciência e Tecnologia dos Materiais pela UFRGS. Professor na FURG.

José de Souza, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)

Doutor em Processos de Fabricação na UFRGS. Professor da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC), Novo Hamburgo, RS.

Carlos Otávio Damas Martins, Universidade Federal do Sergipe (UFS)

Doutor em Ciência e Tecnologia dos Materiais pela UFRGS. Professor Universidade Federal do Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Fadrique, R. ., Braz Medeiros, J. L., Volcanoglo Biehl, L. ., de Souza, J. ., & Damas Martins, C. O. (2022). Efeito da soldagem nas propriedades mecânicas e metalúrgicas do aço API 5L X65. Revista Liberato, 22(38), 215–222. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/715