A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
Resumo
Neste artigo, objetivou-se investigar três programas de educação socioemocional, durante a pandemia de Covid-19, de 11 de março a 31 de dezembro de 2020, por meio da mídia social Instagram, considerando que, durante esse período, tornou-se quase um imperativo às escolas lidarem com sentimentos, como: medo, ansiedade, desamparo e desânimo. O estudo é qualitativo e exploratório; a pesquisa, com temas relacionados à emoção, é eletrônica e bibliográfica; e os teóricos estudados são Henri Wallon e outros. As discussões abordam as categorias: concepção de educação socioemocional; abordagem das emoções na pandemia e relação indivíduo e sociedade. Os dados indicam que os programas ocupam a lacuna historicamente vazia de colocar em debate a emoção no campo da educação escolar, mas também mostram riscos que os programas assumem, como: desvalidação e hierarquização de sentimentos e responsabilização individual descolada das condições históricas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Cessão de Direitos Autorais
, ____ de _____________ de 2021.
Senhora Editora:
Eu/Nós, XXXXX, declaro/ declaramos que o artigo intitulado XXXXXX, submetido à publicação à Revista Liberato é original e de minha/nossa autoria e que as fontes citadas foram explicitadas no corpo do trabalho e nas referências.
Salientamos ainda que seu conteúdo não foi enviado para publicação em outras revistas, seja em formato impresso ou eletrônico, reservados os direitos autorais para a Revista Liberato (Versão Impressa) – ISSN 1518-8043 e Revista Liberato (Versão Online) – ISSN 2178-8820.
Com esta declaração, concedo/cedemos todos os direitos de divulgação do texto - por mídia impressa, eletrônica ou outra qualquer - à Revista Liberato e à Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
Certificando minha/nossa responsabilidade pelo conteúdo apresentado, subscrevo-me/nos atenciosamente.
Nome (s) do Autor (s) Assinatura