A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Soraya Vieira Santos Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Jordana Gracielle de Jesus Sousa Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Neste artigo, objetivou-se investigar três programas de educação socioemocional, durante a pandemia de Covid-19, de 11 de março a 31 de dezembro de 2020, por meio da mídia social Instagram, considerando que, durante esse período, tornou-se quase um imperativo às escolas lidarem com sentimentos, como: medo, ansiedade, desamparo e desânimo. O estudo é qualitativo e exploratório; a pesquisa, com temas relacionados à emoção, é eletrônica e bibliográfica; e os teóricos estudados são Henri Wallon e outros. As discussões abordam as categorias: concepção de educação socioemocional; abordagem das emoções na pandemia e relação indivíduo e sociedade. Os dados indicam que os programas ocupam a lacuna historicamente vazia de colocar em debate a emoção no campo da educação escolar, mas também mostram riscos que os programas assumem, como: desvalidação e hierarquização de sentimentos e responsabilização individual descolada das condições históricas.

Biografia do Autor

Soraya Vieira Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora e mestre em Educação pelo PPG em Educação da UFG

Jordana Gracielle de Jesus Sousa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Acadêmica em Psicologia pela UFG.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Vieira Santos, S., & Gracielle de Jesus Sousa, J. . (2022). A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19. Revista Liberato, 23(39), 7–20. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754