"Famílias gestantes": identificação, caracterização e instrumentalização de grupos de apoio na região de Assis Chateaubriand − PR

Autores

  • Amanda Keler Trentin Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Letícia Hikari Koshita Universidade Cesumar (Unicesumar)
  • Eduardo Alberto Felippsen Instituto Federal do Paraná - IFPR

Resumo

Durante a adaptação para a chegada do bebê, a família pode buscar suporte de grupos para gestantes e a familiares. Levando isso em consideração, realizou-se um Estudo de Campo com seis (6) grupos que estão distantes de até 85 km da cidade de Assis Chateaubriand − PR. Devido à volatilidade das redes sociais de cada grupo, objetivou-se mapear, identificar e caracterizar os grupos para facilitar a busca deles pelas famílias. Dessa forma, um site foi desenvolvido, para que as "famílias gestantes" possam acessar facilmente as informações de contato, de localização e os assuntos discutidos em cada grupo. Além disso, o site permite que as próprias dirigentes dos grupos − embora sem conhecimento técnico − o atualizem. O projeto atende à demanda social de ambos os públicos, instrumentalizando os voluntários que mantêm os grupos. Nesse sentido, fornece às "famílias gestantes" um acesso unificado e categorizado aos conteúdos de interesse.

Biografia do Autor

Amanda Keler Trentin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Toledo, PR, técnica em Informática pelo IFPR.

Letícia Hikari Koshita, Universidade Cesumar (Unicesumar)

Graduanda em Medicina pela Universidade Cesumar (Unicesumar), Maringá, PR, técnica em Informática pelo IFPR.

Eduardo Alberto Felippsen, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, PR. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFPR.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Keler Trentin, A., Hikari Koshita, L., & Alberto Felippsen, E. . (2022). "Famílias gestantes": identificação, caracterização e instrumentalização de grupos de apoio na região de Assis Chateaubriand − PR. Revista Liberato, 23(39), 21–32. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/755