Análise da liderança coletiva em conselhos de administração de uma cooperativa de crédito do RS

Autores

  • Patrícia Martins Fagundes Cabral Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Luiza Vellinho Pinto Bruno Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • José Carlos da Silva Freitas Junior Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Heitor José Cademartori Mendina Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP)

Resumo

O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção de dirigentes do conselho de administração de uma cooperativa de crédito do Rio Grande do Sul (RS), acerca das suas competências coletivas de liderança. Tais competências abordam princípios fundamentais do modelo de autogestão e são vistos como essenciais para auxiliar as cooperativas na busca da efetividade de seus líderes. Optou-se por uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa, uma pesquisa foi aplicada a cinquenta (50) dirigentes do conselho de administração da cooperativa em questão e, na segunda etapa, foi realizado um grupo focal com quatro dirigentes do conselho de administração, a partir de dimensões pré-estabelecidas. Posteriormente, uma entrevista individual foi realizada com o presidente do conselho de administração da cooperativa investigada, a partir de um roteiro semiestruturado. A etapa qualitativa confirmou a percepção positiva. Entretanto, foi possível destacar lacunas e desafios no exercício da liderança a partir dos dados quantitativos, sendo um dos princípios: ressignificar o papel da liderança.

Biografia do Autor

Patrícia Martins Fagundes Cabral, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre. Professora na UNISINOS e consultora na área de Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.

Luiza Vellinho Pinto Bruno, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduada no curso de Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Porto Alegre, RS, Brasil e bolsista de Iniciação Científica do programa de Pós-graduação em Gestão e Negócios na UNISINOS.

José Carlos da Silva Freitas Junior, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre e visiting researcher na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá.

Heitor José Cademartori Mendina, Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP)

Doutor em Administração pela UNISINOS, São Leopoldo, RS. Professor na graduação, no MBA (Gestão de Cooperativas) e na especialização Marketing Estratégico de Cooperativas Agropecuárias na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP), Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Martins Fagundes Cabral, P., Vellinho Pinto Bruno, L. ., Carlos da Silva Freitas Junior, J. ., & José Cademartori Mendina, H. (2022). Análise da liderança coletiva em conselhos de administração de uma cooperativa de crédito do RS. Revista Liberato, 23(39), 33–44. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/756