Os desafios da formação docente na Sociedade das Plataformas: o exemplo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)

Autores

  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Glaucia Ribeiro Gonzaga Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

Este artigo apresenta uma análise reflexiva, a partir de uma revisão de literatura acadêmica, acerca da formação docente e de seus desafios contemporâneos. Nesse sentido, apresenta-se, inicialmente, um relato de trajetórias de formação docente, visando subsidiar uma reflexão tanto sobre a formação quanto sobre os desafios da prática docente na chamada Sociedade das Plataformas. E mais, o PROFQUI é discutido criticamente como uma possibilidade para os professores de Química, que trabalham na Educação Básica, aprimorarem suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS. Professor nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Educação da UFRGS.

Glaucia Ribeiro Gonzaga, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, mestre em Ciências Naturais: Química e Física do Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Santo Antônio de Pádua, RJ.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Leandro Eichler, M., & Ribeiro Gonzaga, G. (2022). Os desafios da formação docente na Sociedade das Plataformas: o exemplo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Revista Liberato, 23(39), 45–60. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/757