Avaliação dos métodos de obtenção e propriedades de nanocompósitos de polímeros com nanotubos de carbono – uma revisão

Autores

  • Marina Ottmann Boff Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
  • Ana Carolina Leal Monteiro Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
  • Maria Angélica Thiele Fracassi Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC).
  • Maria Inês Fuhr Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Resumo

Existem diversos meios de se obter um nanocompósito com muitas variáveis para serem analisadas. Por conta disso, viu-se como uma necessidade fazer uma revisão bibliográfica sobre a produção de nanocompósitos, envolvendo matrizes poliméricas e nanotubos de carbono. O objetivo deste artigo é reunir os principais métodos, apontando pontos indispensáveis na produção dos nanocompósitos. Ademais, foram analisadas possíveis falhas nas metodologias que prejudicaram o resultado final. Este estudo foi baseado em artigos científicos, dissertações e periódicos, encontrados nas plataformas ScienceDirect, Scielo e Google Scholar. Os polímeros analisados foram o Acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), Polietileno de alta densidade (PEAD) e o Polipropileno (PP). A partir dessa revisão bibliográfica, verificou-se a importância do controle de algumas variáveis, como temperatura e quantidade de nanomaterial adicionado à matriz. Como projeções futuras, têm-se a necessidade da comprovação prática, produzindo os nanocompósitos poliméricos estudados e comparando-os de forma padronizada.

Biografia do Autor

Marina Ottmann Boff, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)

Estudante do curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)

Ana Carolina Leal Monteiro, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)

Estudante do curso Técnico de Química da Estudante do curso Técnico de Química FETLSVC.

Maria Angélica Thiele Fracassi, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC).

Mestre em Microbiologia Agrícola e do Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS. Professora na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC).

Maria Inês Fuhr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestre em Neuromarketing pela Florida Christian University, Orlando, FL, EUA, graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Ottmann Boff, M., Leal Monteiro, A. C., Thiele Fracassi, M. A., & Fuhr, M. I. (2022). Avaliação dos métodos de obtenção e propriedades de nanocompósitos de polímeros com nanotubos de carbono – uma revisão. Revista Liberato, 23(39), 61–76. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/758