Desenvolvimento de processos térmicos na liga de alumínio ASTM 7075

Autores

  • Luciano Volcanoglo Biehl Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marcel Dias da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Jorge Luis Braz Medeiros Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
  • José de Souza Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
  • Carlos Otávio Damas Martins Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a determinação das propriedades de dureza, obtidas na liga ASTM 7075, submetida aos tratamentos de solubilização e envelhecimento artificial, com as temperaturas de envelhecimento em 150 °C e 180 °C. O aumento da temperatura visa à redução de tempos de tratamento menores do que os convencionais, permitindo uma maior produção de componentes, a partir desse tratamento. As amostras foram submetidas aos tratamentos térmicos e caracterizadas, antes e depois de cada tratamento, por análise microestrutural, ensaio de dureza e difratometria de raios-X. As amostras envelhecidas artificialmente a 180 °C têm dureza menor do que as envelhecidas a 150 °C. Isso evidencia a importância da distribuição dos precipitados de forma dispersa, contribuindo, mais efetivamente, com as propriedades mecânicas obtidas. Os tempos de envelhecimento, utilizados no estudo, foram de 2, 4, 6 e 8 horas. Esses períodos foram suficientes para atingir o pico de dureza nas curvas de envelhecimento, e as máximas durezas obtidas são compatíveis com as encontradas em outros estudos com esse material.

Biografia do Autor

Luciano Volcanoglo Biehl, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. Professor na Escola de Engenharia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica na FURG.

Marcel Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Jorge Luis Braz Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Doutor em Ciência e Tecnologia dos Materiais pela UFRGS. Professor na Escola de Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

José de Souza, Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS. Professor na Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC), Novo Hamburgo, RS.

Carlos Otávio Damas Martins, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS. Professor na Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Volcanoglo Biehl, L., Dias da Silva, M. ., Braz Medeiros, J. L., de Souza, J., & Damas Martins, C. O. . (2022). Desenvolvimento de processos térmicos na liga de alumínio ASTM 7075. Revista Liberato, 23(39), 89–98. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/760