Desenvolvimento e caracterização de espuma poliuretânica à base de Difenilmetano diisocianato (MDI) e óleo de linhaça (Linum usitatissimun L.)

Autores

  • Cristiane Krause Santin Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Fabiane Petró Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Resumo

Neste trabalho, desenvolveu-se uma espuma de poliuretano com poliol que foi obtida a partir do óleo de linhaça. Para a síntese do poliol, o método de epoxidação e hidroxilação do óleo de linhaça foi utilizado em uma única etapa, a partir do ácido perfórmico, gerado in situ, na relação molar de HCOOOH/H2O2/C=C igual a 3/1,5/1. A caracterização do poliol de óleo de linhaça deu-se através do índice de hidroxila, funcionalidade e espectro infravermelho, mostrando ser adequado para síntese de PU. A espuma PU desenvolvida foi sintetizada na proporção molar [NCO/OH] de 1,5 e caracterizada quanto à densidade, à morfologia, à reatividade e às propriedades mecânicas, apresentando propriedades similares às espumas comerciais semirrígidas.

Biografia do Autor

Cristiane Krause Santin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, mestre em Química pela UFRGS. Professora da Escola Politécnica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Fabiane Petró, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Krause Santin, C., & Petró, F. (2022). Desenvolvimento e caracterização de espuma poliuretânica à base de Difenilmetano diisocianato (MDI) e óleo de linhaça (Linum usitatissimun L.). Revista Liberato, 23(39), 77–88. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/77-88