Estudo sobre ferramentas de informação e comunicação aliado a estratégias pedagógicas

Autores

  • João Jorge Klein Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as ferramentas de informação e comunicação bem como estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem que é motivado por situações vividas na atividade docente, onde a falta de interesse e concentração dos alunos nas atividades escolares têm influenciado no seu rendimento. Para contribuir com a melhoria do ensino e da aprendizagem, busca-se soluções para um problema enfrentado por um grande número de educadores. Nesse sentido, questiona-se como ter um ensino mais atraente, participativo, motivador e efetivo para colaborar com a melhoria da aprendizagem dos alunos. Uma prática educacional de ensino e aprendizagem realizada com alunos do ensino médio, baseado nas teorias de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Ausubel, mostra-nos que a escola, como instituição, e as práticas pedagógicas influenciam na motivação e no interesse dos estudantes. Conclui-se que o professor deve ser o mediador de um processo que leve o aluno ao uso pleno de suas capacidades, desencadeando ações que possibilitem novas dinâmicas de aprendizagem, a partir de novos instrumentos. Esses instrumentos estão relacionados com o uso das tecnologias da comunicação e informação (TIC) na educação...

Downloads

Como Citar

Klein, J. J. (2013). Estudo sobre ferramentas de informação e comunicação aliado a estratégias pedagógicas. Revista Liberato, 13(19), 7–18. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/81