Nacionalismo e patriotismo na perspectiva da educação primária municipal: Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1930 – 1950)

Autores

  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Samanta Vanz Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo que tem como propósito identificar e analisar aspectos da nacionalização do ensino presentes no processo de escolarização primária do município de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, entre os anos de 1930 e 1950. Para tanto, o estudo é desenvolvido na perspectiva da História Cultural, utilizando conceitos como representações e práticas, amparado metodologicamente pela Análise Histórica Documental. As principais fontes mobilizadas para esta pesquisa são relatórios do governo, decretos, jornais, documentos produzidos pelas instituições escolares do período e transcrição de entrevistas realizadas com professoras do período e disponibilizadas em acervos documentais. Como considerações, o estudo permitiu reconhecer no município ações que privilegiavam a educação voltada para a nacionalização dos núcleos de descendentes de imigrantes italianos, tendo nas instituições escolares um dos principais expoentes para a disseminação das ideias patrióticas, constituintes de um modelo de cidadão projetado para a Nação.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza , Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutor em Educação na UNISINOS. Professor da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e na Área de Humanidades e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em História. Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia/PARFOR. Coordena projetos com financiamento do CNPq e da FAPERGS.

Samanta Vanz, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bacharel em Design pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).

Referências

A ÉPOCA. Caxias do Sul: [s.n.], v. 1, n. 23, 1939a. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

A ÉPOCA. Caxias do Sul: [s.n.], v. 1, n. 47, 1939b. Caxias do Sul. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

A ÉPOCA. Caxias do Sul: [s.n.], v. 4, n. 198, 1942c. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Brasil 1935. 1936. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=ARQ_GC_G&pasta=GC%20g%201938.06.30&pagfis=11623&pagfis=40822. Acesso em: 25 mar. 2024.

BASTOS, M. H. C.; TAMBARA, E. C. A nacionalização do ensino e a renovação educacional no Rio Grande do Sul. In.: QUADROS, C. Uma gota amarga: itinerários da nacionalização do ensino no Brasil. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2019.

BENVENUTTI, E. T. [Entrevista]. [Entrevista cedida aos] professores Juventino Dal Bó e Liliana Alberti Henrichs. Caxias do Sul, 1983. O documento encontra-se no acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Caxias do Sul, Brasil.

BICA, A. C.; CORSETTI, B. A sistematização da educação rio-grandense durante o Estado Novo: o caso do decreto nº 640, de 28 de dezembro de 1938. História da Educação, v. 16, n. 38, 2012.

BOMENY, H. M. B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, D. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.

BRASIL. Decreto-Lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946. Lei orgânica do ensino primário.

Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 22 nov. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Pedagogia. Sobre “nacionalização do ensino”. 1940. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=ARQ_GC_G&pasta=GC%20g%201938.06.30&pagfis=16164. Acesso em: 12 nov. 2023.

CAXIAS DO SUL. Circular nº 3, de 4 de julho de 1941. Caxias do Sul: Inspetoria do Ensino, 1941. O documento encontra-se no acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Caxias do Sul, RS, Brasil.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Algés: Difel, 2002.

CORTE, D. R. [Entrevista]. [Entrevista cedida a] professora Liane Beatriz Moretto. Caxias do Sul, 1986. Entrevista transcrita por Tranquila Brambina Moresco Brando. O documento encontra-se no acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural, da Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil.

COSTA, G. L. P. [Entrevista]. [Entrevista cedida a Susana Storchi Grigoletto]. Caxias do Sul, 1991. O documento encontra-se no acervo do Banco de Memória do Arquivo Histórico João Spadari Adami, Caxias do Sul, RS, Brasil.

DALLA VECCHIA, M. F.; HERÉDIA, V. B. M.; RAMOS, F. Retratos de um saber: 100 anos de história da Rede Municipal de Ensino em Caxias do Sul. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1998.

DESPERTAR. Caxias do Sul: Inspetoria de Ensino, v. 1, n. 1, set. 1947. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

DESPERTAR. Caxias do Sul: Inspetoria de Ensino, v. 1, n. 7, jun. 1948. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

DESPERTAR. Caxias do Sul: Inspetoria de Ensino, v. 3, n. 26, ago. 1950. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

ESCOLANO BENITO, A. Emoções e educação: a construção histórica da educação emocional. Campinas: Mercado de Letras, 2021.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.

HOBSBAWM, E. J. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1990.

KREUTZ, L. A educação de imigrantes no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (org). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

KREUTZ, L. O professor paroquial: magistério e imigração alemã. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1991.

MACHADO, D. P. Relatório: apresentado por Dulphe Pinheiro Machado sobre a inspeção de que foi incumbido por S. Exa. o sr. Ministro ao sul do paiz. 1940. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=ARQ_GC_G&pasta=GC%20g%201938.06.30&pagfis=11732. Acesso em: 15 mar. 2024.

MONARCHA, C. Notas sobre educação nacional na “Era Getuliana”. História da Educação, v. 3, n. 6, p. 57-68, 1999.

O MOMENTO. Caxias do Sul: [s.n.], 1934. O documento encontra-se no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil.

PESAVENTO, S. J. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

PINHEIRO, R.; VANZ, S. Migrações, processos de escolarização e arquitetura escolar na Serra Gaúcha: 1930-1950. In.: NEUMANN, R. M. et al. Migrações, territorialidades e ambientes. São Leopoldo: Oikos, 2021.

RELATÓRIO apresentado a Coelho de Souza, Secretário da Educação e Saúde Pública pelo Diretor da Seção administrativa, encarregado dos serviços da Nacionalização do Ensino. Porto Alegre, 1939. O documento encontra-se no acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto-Lei nº 2.351, de 22 de março de 1947. Lei Orgânica do Ensino Primário Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SEC/CPOE, 1947.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 7.614, de 12 de dezembro de 1938. Provê sobre o Ensino Primário. 1938. Disponível em: https://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/201512/29104351-plano-de-educacao-1938.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 1986.

SAVIANI, D. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In.: SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.

SOUZA, J. P. C. Exposição à Comissão Nacional de Ensino Primário sobre a situação da educação primária na zona colonial do estado do Rio Grande do Sul. 1939. Disponível em: https://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=ARQ_GC_G&pasta=GC%20g%201938.06.30&pagfis=11623. Data de acesso: 12 nov. 2023.

SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.

VANZ, S. O ensino primário em Caxias do Sul (1890-1930): vestígios da cultura material escolar. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.

VIDAL, D. G. Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de Letras, 2006.

WERLE, F. Constituição do Ministério da Educação e articulações entre os níveis federal, estadual e municipal da educação. In.: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. História e memórias da educação no Brasil: vol. III: século XX. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

de Souza , J. E., & Vanz, S. . (2024). Nacionalismo e patriotismo na perspectiva da educação primária municipal: Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1930 – 1950). Revista Liberato, 25(43), 8–22. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/891