A formação do conceito de razão áurea a partir da linguagem do filme Donald no país da Matemágica

Autores

  • Eliana Maria do Sacramento Soares Universidade de Caxias do Sul, UCS
  • Andressa Abreu da Silva Professora de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, RS

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os aspectos da linguagem visual e verbal presentes no curta-metragem educacional Donald no País da Matemágica, um filme lançado em 1959 que combina animação e educação de maneira inovadora para os alunos do Ensino Fundamental. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, apresentando o filme e relacionando-o com os conceitos de linguagem de Vigotski, dando ênfase ao conceito de razão áurea. Os resultados indicam que os estudantes podem acessar esse conhecimento matemático por meio do curta-metragem, o que não somente contribui para a formação do conceito, como também possibilita sua relação com objetos do cotidiano.

Biografia do Autor

Eliana Maria do Sacramento Soares , Universidade de Caxias do Sul, UCS

Doutora em Educação. Professora e Pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul, UCS-RS.

Andressa Abreu da Silva, Professora de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, RS

Doutoranda e Mestre em Educação. Professora de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul, RS.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

do Sacramento Soares , E. M., & Abreu da Silva, A. (2024). A formação do conceito de razão áurea a partir da linguagem do filme Donald no país da Matemágica. Revista Liberato, 25(43), 49–61. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/895