Pensando no futuro: vamos falar de resíduos sólidos urbanos através de um jogo educativo?

Autores

  • Emmily Germano Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Giulia Mendes Roschel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Gabriela Pereira da Silva Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

A abordagem da educação ambiental e energética em todos os níveis de ensino é fundamental para a promoção da preservação do meio ambiente e para mudanças importantes no comportamento dos estudantes. Os jogos educativos podem ser utilizados como ferramenta para promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes no processo de ensinoaprendizagem. Nesse contexto, duas atividades extensionistas para prova de conceito do jogo de tabuleiro sobre resíduos sólidos urbanos e geração de energia a partir do biogás foram realizadas visando à aplicação do jogo em escolas públicas. O objetivo das atividades é analisar a usabilidade do jogo e a percepção dos participantes quanto à importância desse tipo de estratégia para catalisar mudanças positivas e inovadoras na educação básica. De acordo com os resultados apresentados, os cinco parâmetros de usabilidade de Nielsen foram atendidos, e o jogo de tabuleiro desenvolvido pode ser utilizado como inspiração na apresentação de conteúdos de educação ambiental.

Biografia do Autor

Emmily Germano Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda do curso de Engenharia de Gestão de Energia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Campus Litoral Norte

Giulia Mendes Roschel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Campus Litoral Norte

Gabriela Pereira da Silva Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Campus Litoral Norte

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Germano Ribeiro, E., Mendes Roschel, G., & Pereira da Silva Maciel, G. (2024). Pensando no futuro: vamos falar de resíduos sólidos urbanos através de um jogo educativo?. Revista Liberato, 25(44), 152–165. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/935