M-learning e realidade aumentada no ensino e aprendizagem de modelagem do vestuário

Autores

  • Carolina Anderson Carioni Amorim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Leonardo Leiria Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Lucas Guerega Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento de um aplicativo com recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de modelagem do vestuário. A metodologia para a elaboração do protótipo percorreu as seis fases do método Design Science Research e, para avaliar a experiência dos usuários, foi utilizado o modelo de Favo de Mel, de Morville. O aplicativo foi testado com uma turma do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário e, para coleta de dados, os alunos responderam a um questionário online. A evasão e a desmotivação dos estudantes têm sido um problema persistente que afeta o sistema educacional e compromete o desenvolvimento de futuros profissionais. Diante desse desafio, é fundamental desenvolver estratégias e criar recursos que estimulem a permanência e promovam o interesse dos alunos da era digital. O estudo mostrou o potencial do m-learning em promover o engajamento e melhorar a aprendizagem, já que os usuários avaliaram o aplicativo como útil, valioso e desejável.

Biografia do Autor

Carolina Anderson Carioni Amorim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da área do vestuário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Leonardo Leiria Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da área de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Lucas Guerega, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Anderson Carioni Amorim, C., Leiria Fernandes, L., & Guerega, L. (2024). M-learning e realidade aumentada no ensino e aprendizagem de modelagem do vestuário. Revista Liberato, 25(44), 166–180. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/936