https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/issue/feed Revista Liberato 2025-01-20T15:05:39+00:00 Deise Margô Müller revistaliberato@liberato.com.br Open Journal Systems <p>A partir da implantação da Revista Liberato em 2000, o objetivo de suas publicações tem sido de veicular artigos nas áreas da Educação, Ciência e Tecnologia. Tais publicações, advindas de diferentes instituições, contam com o apoio técnico e financeiro, exclusivamente, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. E mais, a busca por melhor qualificação e inserção da revista nos meios acadêmicos e científicos têm levado ao aprimoramento da revista como um todo, desde seus aspectos formais de editoração, busca de textos e autores que representem instituições internacionais e nacionais, até o aceite de textos pelo Conselho Editorial a serem publicados.</p> https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/941 Apresentação 2025-01-19T16:45:40+00:00 José de Souza josesouza@liberato.com.br <p>A Revista Liberato foi criada em 2000, sob a responsabilidade da Diretoria de Pesquisa e Produção Industrial. É veículo oficial de divulgação científica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, publicação destinada a divulgar e difundir conhecimentos nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia.</p> 2025-01-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/933 Calibração de sensores tipo PT100 com fornos tipo bloco seco 2025-01-17T13:38:45+00:00 William Fagundes De Farias williamfagundesf@hotmail.com Vinicius da Rosa Pepe vinicius.pepe@ulife.com.br Andres Eberhard Friedl Ackermann andres.ackermann@ulife.com.br <p>O presente artigo aborda a calibração de sensores de temperatura PT100 usando fornos com bloco seco. A exploração das contribuições individuais das incertezas de medição no processo de calibração é importante fonte na avaliação do processo de calibração e na estimativa dos erros e incertezas associadas aos sensores termorresistivos. O detalhamento do método e a utilização de um meio térmico estável corroboram para uma adequada calibração de sensores PT100 aplicando fornos com bloco seco. Os resultados demonstram uma precisa e exata correlação entre as grandezas envolvidas no método de calibração, bem como destacam as variáveis operacionais críticas ao processo.</p> 2024-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/934 Proposta de estudo para a implantação do aplicativo Colab no município de Assis Chateaubriand – PR 2025-01-18T13:55:38+00:00 Caroline da Silva Colen carolinedasilvacolen@gmail.com Michelli Cristina Galli michelli.galli@ifpr.edu.br Everaldo Lorensett everaldo.lorensetti@ifpr.edu.br <p>A tecnologia digital está cada vez mais inserida nas sociedades, e, por meio dela, é possível a troca de informações de maneira mais rápida, o que facilita, principalmente, a resolução de problemas encontrados no cotidiano das pessoas. Considerando os avanços tecnológicos e a potencialidade dos aplicativos digitais na melhoria da vida social, o presente projeto dedicou-se ao estudo exploratório teórico/prático do Colab, uma rede de comunicação entre população e gestão municipal que visa identificar os problemas infraestruturais encontrados nos bairros dos municípios. A plataforma permite a participação da população no processo de cidadania, possibilitando sugestões de melhorias na infraestrutura dos bairros, uma vez que proporciona o compartilhamento de fotos dos problemas encontrados e o acréscimo de legendas, comentários, localização etc. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi apresentar o estudo realizado do Colab aos representantes do município de Assis Chateaubriand-PR, para que pudessem analisar a proposta de implantação.</p> 2024-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/935 Pensando no futuro: vamos falar de resíduos sólidos urbanos através de um jogo educativo? 2025-01-19T15:31:18+00:00 Emmily Germano Ribeiro emmilygr@gmail.com Giulia Mendes Roschel giulia.roschel@ufrgs.br Gabriela Pereira da Silva Maciel gabriela.pereira@ufrgs.br <p>A abordagem da educação ambiental e energética em todos os níveis de ensino é fundamental para a promoção da preservação do meio ambiente e para mudanças importantes no comportamento dos estudantes. Os jogos educativos podem ser utilizados como ferramenta para promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes no processo de ensinoaprendizagem. Nesse contexto, duas atividades extensionistas para prova de conceito do jogo de tabuleiro sobre resíduos sólidos urbanos e geração de energia a partir do biogás foram realizadas visando à aplicação do jogo em escolas públicas. O objetivo das atividades é analisar a usabilidade do jogo e a percepção dos participantes quanto à importância desse tipo de estratégia para catalisar mudanças positivas e inovadoras na educação básica. De acordo com os resultados apresentados, os cinco parâmetros de usabilidade de Nielsen foram atendidos, e o jogo de tabuleiro desenvolvido pode ser utilizado como inspiração na apresentação de conteúdos de educação ambiental.</p> 2024-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/936 M-learning e realidade aumentada no ensino e aprendizagem de modelagem do vestuário 2025-01-19T15:43:13+00:00 Carolina Anderson Carioni Amorim carolina.carioni@ifsc.edu.br Leonardo Leiria Fernandes leonardo.fernandes@ifsc.edu.br Lucas Guerega lugui2108@gmail.com <p>Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento de um aplicativo com recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de modelagem do vestuário. A metodologia para a elaboração do protótipo percorreu as seis fases do método Design Science Research e, para avaliar a experiência dos usuários, foi utilizado o modelo de Favo de Mel, de Morville. O aplicativo foi testado com uma turma do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário e, para coleta de dados, os alunos responderam a um questionário online. A evasão e a desmotivação dos estudantes têm sido um problema persistente que afeta o sistema educacional e compromete o desenvolvimento de futuros profissionais. Diante desse desafio, é fundamental desenvolver estratégias e criar recursos que estimulem a permanência e promovam o interesse dos alunos da era digital. O estudo mostrou o potencial do m-learning em promover o engajamento e melhorar a aprendizagem, já que os usuários avaliaram o aplicativo como útil, valioso e desejável.</p> 2024-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/937 Agroturismo ecológico: um estudo sobre a Associação Acolhida na Colônia, em Camboriú – SC 2025-01-19T15:56:01+00:00 Ana Laura Carneiro Schmitt analauraschmitt546@gmail.com José Carlos Da Silva Logrado De Almeida josecarlos.logrado@gmail.com <p>Este estudo exploratório de natureza qualitativa teve como objetivo compreender o desenvolvimento da metodologia da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia (AAAC), no município de Camboriú – SC, sob as perspectivas do setor público, da associação e das propriedades rurais envolvidas. O percurso metodológico proposto contou com o levantamento bibliográfico em artigos, livros e documentos, e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas. Os dados foram analisados com base nos referenciais teóricos e na percepção dos pesquisadores. Os resultados mostram que, em Camboriú, apenas uma propriedade está em processo de associação à Acolhida na Colônia, enquanto outras estão se organizando e atuando através de uma associação própria, com vistas ao desenvolvimento do agroturismo na região.</p> 2024-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/938 Feiras de Ciências: percurso de constituição da Mostratec na Fundação Liberato (1974 - 2009) 2025-01-19T16:03:50+00:00 Deise Margô Müller deise.margo@liberato.com.br Luciane Sgarbi Santos Grazziotin lsgarbi@unisinos.br <p>Este texto tem por objetivo historicizar o percurso de constituição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, evento organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha, e compreender sua colaboração ao fortalecimento da representação de instituição de ensino de excelência, que realiza iniciação científica no Ensino Médio Técnico. Como escolha metodológica, foi utilizada a produção historiográfica vinculada à temática das Histórias das Instituições de Ensino. Ao se investigar a gênese do processo de implantação da feira na escola, foi possível compreender a construção da potencialização da representação de excelência de ensino em tal instituição e estabelecer as redes que possibilitaram a trajetória do evento nesta escola.</p> 2024-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/939 Metodologias ativas de aprendizagem: aplicação da sala de aula invertida no ensino da contabilidade em curso de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Porto Alegre 2025-01-19T16:15:27+00:00 Carmem Haab Lutte Cavalcante carmem.cavalcante@poa.ifrs.edu.br Luciane de Fátima Pizzio Toledo lucianepizzio@yahoo.com.br <p>As metodologias ativas consideram o estudante como o protagonista do processo de aprendizagem. Com isso, exigem comprometimento e autonomia do aluno no desenvolvimento de seus conhecimentos. Nesse contexto, esse estudo objetivou identificar a percepção de estudantes de curso de graduação quanto ao uso da metodologia ativa da sala de aula invertida. A pesquisa foi classificada como aplicada, descritiva e, quanto aos procedimentos, como levantamento. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2023, junto aos estudantes da disciplina de Contabilidade Introdutória do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS - Campus Porto Alegre. Os resultados indicam que os alunos realizaram as atividades propostas, demonstrando comprometimento com a aula invertida. Os pesquisados acreditam que a metodologia contribuiu de forma positiva no aprendizado. Além disso, consideram que as aulas são mais produtivas com o uso da sala de aula invertida.</p> 2024-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/940 A função da escola na Sociedade da Ignorância 2025-01-19T16:23:05+00:00 Claudia da Silva Gomes claug@ufrgs.br Marcelo Leandro Eichler exlerbr@yahoo.com.br <p>O desenvolvimento de competências e habilidades visando ao desenvolvimento integral dos sujeitos é função da escola. Contudo, observa-se um mal-estar instaurado no ambiente escolar, percebido pela relativa apatia dos estudantes ao que entendemos por conhecimento. Essa postura sugere um vício epistêmico que recebe o nome de descaso epistêmico ou indiferença epistêmica. Este artigo reporta um relato de experiência a partir da prática de discussões e reflexões tensionadas em uma disciplina de pós-graduação em educação em ciências. Assim, através dos debates e leituras, constatou-se que, além dos problemas seculares que a escola segue enfrentando, faz-se necessário também ocupar-se do conhecimento sobre as formas de produção da ignorância e sobre as possibilidades de sua mitigação.</p> 2024-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025