https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/issue/feedRevista Liberato2025-01-20T15:05:39+00:00Deise Margô Müllerrevistaliberato@liberato.com.brOpen Journal Systems<p>A partir da implantação da Revista Liberato em 2000, o objetivo de suas publicações tem sido de veicular artigos nas áreas da Educação, Ciência e Tecnologia. Tais publicações, advindas de diferentes instituições, contam com o apoio técnico e financeiro, exclusivamente, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. E mais, a busca por melhor qualificação e inserção da revista nos meios acadêmicos e científicos têm levado ao aprimoramento da revista como um todo, desde seus aspectos formais de editoração, busca de textos e autores que representem instituições internacionais e nacionais, até o aceite de textos pelo Conselho Editorial a serem publicados.</p>https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/941Apresentação2025-01-19T16:45:40+00:00José de Souzajosesouza@liberato.com.br<p>A Revista Liberato foi criada em 2000, sob a responsabilidade da Diretoria de Pesquisa e Produção Industrial. É veículo oficial de divulgação científica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, publicação destinada a divulgar e difundir conhecimentos nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia.</p>2025-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/933Calibração de sensores tipo PT100 com fornos tipo bloco seco2025-01-17T13:38:45+00:00William Fagundes De Fariaswilliamfagundesf@hotmail.comVinicius da Rosa Pepevinicius.pepe@ulife.com.brAndres Eberhard Friedl Ackermannandres.ackermann@ulife.com.br<p>O presente artigo aborda a calibração de sensores de temperatura PT100 usando fornos com bloco seco. A exploração das contribuições individuais das incertezas de medição no processo de calibração é importante fonte na avaliação do processo de calibração e na estimativa dos erros e incertezas associadas aos sensores termorresistivos. O detalhamento do método e a utilização de um meio térmico estável corroboram para uma adequada calibração de sensores PT100 aplicando fornos com bloco seco. Os resultados demonstram uma precisa e exata correlação entre as grandezas envolvidas no método de calibração, bem como destacam as variáveis operacionais críticas ao processo.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/934Proposta de estudo para a implantação do aplicativo Colab no município de Assis Chateaubriand – PR2025-01-18T13:55:38+00:00Caroline da Silva Colencarolinedasilvacolen@gmail.comMichelli Cristina Gallimichelli.galli@ifpr.edu.brEveraldo Lorensetteveraldo.lorensetti@ifpr.edu.br<p>A tecnologia digital está cada vez mais inserida nas sociedades, e, por meio dela, é possível a troca de informações de maneira mais rápida, o que facilita, principalmente, a resolução de problemas encontrados no cotidiano das pessoas. Considerando os avanços tecnológicos e a potencialidade dos aplicativos digitais na melhoria da vida social, o presente projeto dedicou-se ao estudo exploratório teórico/prático do Colab, uma rede de comunicação entre população e gestão municipal que visa identificar os problemas infraestruturais encontrados nos bairros dos municípios. A plataforma permite a participação da população no processo de cidadania, possibilitando sugestões de melhorias na infraestrutura dos bairros, uma vez que proporciona o compartilhamento de fotos dos problemas encontrados e o acréscimo de legendas, comentários, localização etc. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi apresentar o estudo realizado do Colab aos representantes do município de Assis Chateaubriand-PR, para que pudessem analisar a proposta de implantação.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/935Pensando no futuro: vamos falar de resíduos sólidos urbanos através de um jogo educativo?2025-01-19T15:31:18+00:00Emmily Germano Ribeiroemmilygr@gmail.comGiulia Mendes Roschelgiulia.roschel@ufrgs.brGabriela Pereira da Silva Macielgabriela.pereira@ufrgs.br<p>A abordagem da educação ambiental e energética em todos os níveis de ensino é fundamental para a promoção da preservação do meio ambiente e para mudanças importantes no comportamento dos estudantes. Os jogos educativos podem ser utilizados como ferramenta para promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes no processo de ensinoaprendizagem. Nesse contexto, duas atividades extensionistas para prova de conceito do jogo de tabuleiro sobre resíduos sólidos urbanos e geração de energia a partir do biogás foram realizadas visando à aplicação do jogo em escolas públicas. O objetivo das atividades é analisar a usabilidade do jogo e a percepção dos participantes quanto à importância desse tipo de estratégia para catalisar mudanças positivas e inovadoras na educação básica. De acordo com os resultados apresentados, os cinco parâmetros de usabilidade de Nielsen foram atendidos, e o jogo de tabuleiro desenvolvido pode ser utilizado como inspiração na apresentação de conteúdos de educação ambiental.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/936M-learning e realidade aumentada no ensino e aprendizagem de modelagem do vestuário2025-01-19T15:43:13+00:00Carolina Anderson Carioni Amorimcarolina.carioni@ifsc.edu.brLeonardo Leiria Fernandesleonardo.fernandes@ifsc.edu.brLucas Gueregalugui2108@gmail.com<p>Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento de um aplicativo com recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de modelagem do vestuário. A metodologia para a elaboração do protótipo percorreu as seis fases do método Design Science Research e, para avaliar a experiência dos usuários, foi utilizado o modelo de Favo de Mel, de Morville. O aplicativo foi testado com uma turma do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário e, para coleta de dados, os alunos responderam a um questionário online. A evasão e a desmotivação dos estudantes têm sido um problema persistente que afeta o sistema educacional e compromete o desenvolvimento de futuros profissionais. Diante desse desafio, é fundamental desenvolver estratégias e criar recursos que estimulem a permanência e promovam o interesse dos alunos da era digital. O estudo mostrou o potencial do m-learning em promover o engajamento e melhorar a aprendizagem, já que os usuários avaliaram o aplicativo como útil, valioso e desejável.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/937Agroturismo ecológico: um estudo sobre a Associação Acolhida na Colônia, em Camboriú – SC2025-01-19T15:56:01+00:00Ana Laura Carneiro Schmittanalauraschmitt546@gmail.comJosé Carlos Da Silva Logrado De Almeidajosecarlos.logrado@gmail.com<p>Este estudo exploratório de natureza qualitativa teve como objetivo compreender o desenvolvimento da metodologia da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia (AAAC), no município de Camboriú – SC, sob as perspectivas do setor público, da associação e das propriedades rurais envolvidas. O percurso metodológico proposto contou com o levantamento bibliográfico em artigos, livros e documentos, e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas. Os dados foram analisados com base nos referenciais teóricos e na percepção dos pesquisadores. Os resultados mostram que, em Camboriú, apenas uma propriedade está em processo de associação à Acolhida na Colônia, enquanto outras estão se organizando e atuando através de uma associação própria, com vistas ao desenvolvimento do agroturismo na região.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/938Feiras de Ciências: percurso de constituição da Mostratec na Fundação Liberato (1974 - 2009)2025-01-19T16:03:50+00:00Deise Margô Müllerdeise.margo@liberato.com.brLuciane Sgarbi Santos Grazziotinlsgarbi@unisinos.br<p>Este texto tem por objetivo historicizar o percurso de constituição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, evento organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha, e compreender sua colaboração ao fortalecimento da representação de instituição de ensino de excelência, que realiza iniciação científica no Ensino Médio Técnico. Como escolha metodológica, foi utilizada a produção historiográfica vinculada à temática das Histórias das Instituições de Ensino. Ao se investigar a gênese do processo de implantação da feira na escola, foi possível compreender a construção da potencialização da representação de excelência de ensino em tal instituição e estabelecer as redes que possibilitaram a trajetória do evento nesta escola.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/939Metodologias ativas de aprendizagem: aplicação da sala de aula invertida no ensino da contabilidade em curso de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Porto Alegre2025-01-19T16:15:27+00:00Carmem Haab Lutte Cavalcantecarmem.cavalcante@poa.ifrs.edu.brLuciane de Fátima Pizzio Toledolucianepizzio@yahoo.com.br<p>As metodologias ativas consideram o estudante como o protagonista do processo de aprendizagem. Com isso, exigem comprometimento e autonomia do aluno no desenvolvimento de seus conhecimentos. Nesse contexto, esse estudo objetivou identificar a percepção de estudantes de curso de graduação quanto ao uso da metodologia ativa da sala de aula invertida. A pesquisa foi classificada como aplicada, descritiva e, quanto aos procedimentos, como levantamento. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2023, junto aos estudantes da disciplina de Contabilidade Introdutória do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS - Campus Porto Alegre. Os resultados indicam que os alunos realizaram as atividades propostas, demonstrando comprometimento com a aula invertida. Os pesquisados acreditam que a metodologia contribuiu de forma positiva no aprendizado. Além disso, consideram que as aulas são mais produtivas com o uso da sala de aula invertida.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/940A função da escola na Sociedade da Ignorância2025-01-19T16:23:05+00:00Claudia da Silva Gomesclaug@ufrgs.brMarcelo Leandro Eichlerexlerbr@yahoo.com.br<p>O desenvolvimento de competências e habilidades visando ao desenvolvimento integral dos sujeitos é função da escola. Contudo, observa-se um mal-estar instaurado no ambiente escolar, percebido pela relativa apatia dos estudantes ao que entendemos por conhecimento. Essa postura sugere um vício epistêmico que recebe o nome de descaso epistêmico ou indiferença epistêmica. Este artigo reporta um relato de experiência a partir da prática de discussões e reflexões tensionadas em uma disciplina de pós-graduação em educação em ciências. Assim, através dos debates e leituras, constatou-se que, além dos problemas seculares que a escola segue enfrentando, faz-se necessário também ocupar-se do conhecimento sobre as formas de produção da ignorância e sobre as possibilidades de sua mitigação.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025