Avaliação dos níveis de vibração existentes em passageiros de ônibus rodoviários intermunicipais, análise e modificação projetual

Autores

  • Márcio Walber
  • Alberto Tamagna

Resumo

Este trabalho tem como objetivos avaliar os níveis vibratórios a que os passageiros de ônibus rodoviários intermunicipais estão submetidos e realizar uma mudança projetual na carroceria/poltrona que atenue tais efeitos. Neste estudo foram realizadas medições das acelerações produzidas na direção vertical, de acordo com a Norma ISO 2631, confrontando com as curvas-limite de conforto, saúde e fadiga. É importante quantificar os níveis de vibração a que o passageiro de ônibus está submetido e também avaliar quanto tempo ele pode utilizar o transporte sem que haja riscos à sua saúde. Também é necessário conhecer o comportamento da carroceria em relação aos efeitos vibratórios para dimensionar a estrutura. A modificação projetual foi realizada utilizando análise dinâmica, por meio do modelo numérico da carroceria, poltrona e chassi, aplicando ao modelo numérico a rugosidade de pavimentos asfálticos medida experimentalmente, permitindo visualizar numericamente os efeitos vibratórios na estrutura da poltrona e, em consequência, gerar uma mudança projetual amenizando tais efeitos.

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Como Citar

Walber, M., & Tamagna, A. (2013). Avaliação dos níveis de vibração existentes em passageiros de ônibus rodoviários intermunicipais, análise e modificação projetual. Revista Liberato, 11(15), 17–32. Recuperado de https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/149